A cronologia de Animais Fantásticos e Onde Habitam

Por leonardoeiffel

Esta é uma postagem de apoio para o vídeo no canal do YouTube do Cultura.

Existem acontecimentos no cânone do Universo de Harry Potter que situam “Animais Fantásticos e Onde Habitam” muito melhor dentro de tudo. Sejam eles narrados dentro dos eventos dos 7 livros do bruxo, ou contos isolados escritos por J.K. Rolwing no Pottermore.

Confira agora tudo que você precisa saber na linha do tempo de Animais Fantásticos para se situar muito melhor dentro da nova franquia de filmes no vídeo que fizemos para nosso canal:

Abaixo, toda a cronologia citada com algumas informações a mais:

Resultado de imagem para wizarding in america

Século XVII:

É marcado pela grande imigração de no-majs e bruxos, que se sentem atraídos pelo Novo Mundo e se estabilizar no continente. O problema é que a comunidade magica nos EUA ainda não é desenvolvida. Sendo assim, boticários não existem, e ingredientes mágicos não podem ser adquiridos em lojas, mas sim explorados em meio a natureza.

Não existem artesões de varinhas, sendo que o meio mais popular de mágica na comunidade indígena é a conjuração. E a Escola Ilvermorny ainda é uma cabana com dois professores.

Para tornar o ambiente ainda mais hostil, surgem os Purgantes. Bruxos que utilizam seus poderes para se tornar caçadores de recompensas. Para tornar tudo ainda mais complicado, com o passar dos anos, se tornaram corruptos e distantes da legislação bruxa. Assim, entregando bruxos e no-majs sempre visando o lucro. (Bruxaria acabou se tornando mal vista após o massacre das comunidades indígenas e das religiões que começaram a ser trazidas a América).

Resultado de imagem para wizarding in america

Escola de Magia e Bruxaria de Ilvermorny

1692 – Bruxas de Salém:

Os famosos julgamentos das bruxas de Salém, foram uma tragédia para a comunidade bruxa. Dois dos juízes eram Purgantes, e alguns dos mortos eram de fato bruxos, ainda que absolutamente inocentes dos crimes de que foram acusados. Outros eram simples não-majs que tiveram o infortúnio de serem envolvidos pela histeria e sede de sangue em geral.

O efeito de Salém foi importante para afastar a comunidade Bruxa da América. A grande maioria voltou para a Europa, ou encontrou lugar na África ou Ásia. Assim, dando a característica da América ser o continente com o menor número de bruxos até o século XX e também quase que nula na ideologia de sangue puro.

1693 – MACUSA

macusa

Mas o feito mais importante de Salém, foi a criação do Congresso de Magia norte americano. A MACUSA, Magical Congress of the United States of America. Assim, consolidando um mundo bruxo dentro do mundo no-maj, com todas as legislações e locais para execução das mesmas. A primeira tarefa do MACUSA foi levar a julgamento os Purgantes que traíram sua própria raça. Os culpados de assassinato, tráfico de bruxos, tortura e todos os demais atos de crueldade foram executados por seus crimes.

Mas vários dos Purgantes mais notórios evadiram-se da justiça. Com mandados de prisão internacionais no seu encalço, eles desapareceram permanentemente dentro da comunidade não-majs. Alguns se casaram com não-majs e formaram famílias em que as crianças mágicas pareciam ser depreciadas em favor dos filhos não-mágicos, para manter o disfarce do Purgante. Vingativos e segregados de seu povo, eles transmitiram a seus descendentes a convicção absoluta de que a magia era real e a crença de que bruxas e bruxos deveriam ser exterminados onde quer que fossem encontrados.

O historiador de magia norte-americana Teófilo Abbot identificou várias dessas famílias nas quais a certeza e o ódio nutrido pela magia eram profundos. Acredita-se que as crenças e atividades antimagia dos descendentes das famílias dos Purgantes sejam em parte o porquê de os não-majs norte-americanos serem mais difíceis de enganar e ludibriar do que qualquer outra população. O fato provocou grande repercussão na maneira como a comunidade bruxa norte-americana é governada.

1790 – Lei Rappaport    

O momento chave para o cenário que Newt vai encarar na série de filmes. A Lei criada por Emília Rappaport, a décima quinta presidente da MACUSA, proíbe a convivência de bruxos com não-majs e separa os ministérios bruxos dos trouxas. Essa Lei contribuiu gritantemente para o mundo bruxo encarar os  não-majs como inimigos e vice-versa, criando uma segregação entre comunidades nunca vista no mundo.

Mas, não. Ela não fez isso por ser uma tirana insana. Tudo começou com Dorcas, a filha do Chanceler do Tesouro e Dragotes (Dragotes é a moeda bruxa americana). A garota sempre se apresentou como um bruxa medíocre enquanto estudou em Ilvermorny, e não demostrava interesse em praticar magia. Até que ela se apaixonou perdidamente por Bartolomeu Barebone, um não-maj que demonstrava intenso interesse por todo o universo da magia que aos poucos ela foi apresentando a ele.

Depois de revelar intensos detalhes sobre a MACUSA, onde se encontravam diversos bruxos e até mesmo sua varinha, Bartolomeu se mostrou como descendente de uma família de Purgantes cheio de ódio por todo o mundo da magia. E assim, iniciou uma campanha de perseguição aos bruxos americanos, que graças as magias de proteção, acabou sendo abraçado como uma mentira e Bartolomeu preso.

1882 – Nasce Grindelwald

Resultado de imagem para gellert grindelwald johnny depp

Johnny Depp será Gellert Grindelwald no cinema.

1892 – Grande Rebelião dos Pés Grandes

A MACUSA era extremamente intolerante com criaturas mágicas graças ao seu potencial de revelar a comunidade bruxa. Ao tentar controlar os Pés Grandes, as criaturas se revoltam e em meio a investida da rebelião, é necessária a mudança do Ministério da Magia de Washington para New York.

1897 – Nasce Newt

1908 – Newt começa a cursar Hogwarts

1914 – Primeira Guerra Mundial            

thebook

1918 – Livro Animais Fantásticos e Onde Habitam

A editora Obscurus Books procurou Newt que já tinha sua fama de magizoologista para escrever o livro que já conhecemos. Nesta época, Newt já havia sido expulso de Hogwarts e trabalhava no Ministério da Magia num escritório entediante. Essa foi a oportunidade perfeita para viajar o mundo e estudar tudo aquilo que amava.

1920 – Comunidade Bruxa

Finalmente chegamos aos Estados Unidos que Newt vai conhecer. Na década de 1920, a comunidade bruxa norte-americana já estava acostumada a existir sob um grau de sigilo bem maior do que seus irmãos europeus e a selecionar sua cara-metade estritamente dentro de sua própria classe.

3 curiosidades interessantes sobre os bruxos nesse período. O Estatuto Internacional de Sigilo obrigava bruxos a terem um licença de porte de varinhas e serem registrados no MACUSA; Ao contrário da Europa, a América tinha 4 artesões de varinhas: Shikoba Wolfe, Johannes Jonker, Thiago Quintana e Violeta Beuvais; E ao contrário do resto do país, a comunidade bruxa não entrou na Lei Seca. O governo rebatia as críticas justificando que ser bruxo nos EUA já era difícil demais mesmo com a birita.

1926 – Newt chega a Nova York

 E Voldemort nasce no mesmo ano, em 31 de dezembro.

1927 – Publicação do Livro

1943 – Tom Riddle abre a Câmara Secreta

Posteriormente no mesmo ano, Tom se apodera do anel de seu avô, que na verdade era a Pedra da Ressureição.

1944 – A primeira Horcrux é criada

 hpnbtrdiary

1945 – Dumbleodore derrota Grindelwald

Derrotado por Dumbledore num duelo que, segundo Elphias Doge, inspirou “terror e admiração” a todos quantos assistiram ao debate mágico. Grindelwald foi preso na prisão que ele próprio edificara para os seus opositores, Nurmengard, onde acabou por ser morto por Lord Voldemort quando se recusou a prestar-lhe informações sobre a Varinha de Sabugueiro.

1947 – Registro de Lobisomem

Resultado de imagem para lupin harry potter

Remo Lupin, o lobisomem mais famoso da saga.

Newt Schamander é responsável pela criação da lei que visa ter o registro de Lobisomens na comunidade mágica.

1956 – Tom Riddle solicita ser professor de Defesa Contra as Artes das Trevas de Hogwarts

Depois de lhe ter sido recusado o posto, nunca mais alguém conseguiu ocupá-lo por mais de um ano letivo.

1970 – Inicia o reinado de terror de Lorde Voldemort

1979 – Newt entra para a Ordem de Merlin

Resultado de imagem para newt scamander e luna lovegood

Sua figurinha se torna extremamente difícil de ser encontrada.

1980 – Profecia sobre Harry Potter

Dumbledore vai entrevistar Sibila Trelawney, candidata à vaga de professora de Adivinhação, no Cabeça de Javali. Ela entra em transe e faz uma profecia, que diz que o adversário páreo a Voldemort, e que terá um destino entrelaçado a este, nascerá no fim de julho de 1980. Snape, que na época era comensal ouve parte da profecia.

31 de julho, nasce Harry Potter.

1981 – Todo o conflito que resulta na morte dos pais de Harry acontece

1991 – Harry Potter chega a Hogwarts

hogwarts-school